sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ato pela permanência da Unifesp no bairro dos Pimentas

A Universidade Federal de São Paulo em Guarulhos foi inaugurada no ano de 2007. Mas desde anos antes movimentos sociais da cidade, lutavam pela implantação de uma Universidade Pública no bairro. De lá para cá, muitas mudanças ocorreram no cotidiano dos moradores da região. Sobretudo, muitos dos alunos que hoje estão em nossa Universidade são do bairro. Alguns já se formaram e atuam como professores nas escolas do bairro. 

Nossa preocupação em criar um ato 

pela permanência da Unifesp no bairro se deve ao desejo de alguns em retirar a Universidade dos Pimentas. Um bem público, fruto de uma conquista coletiva em benefício de uma região que muitas vezes fora tratada com descaso pelos órgãos públicos e que hoje ganhou espaço na agenda da cidade.

Acreditamos que uma Universidade em uma periferia ajuda a democratizar o conhecimento, e demonstrar a muitos jovens que eles também podem ingressar numa Universidade, bem como caminhar na produção de saberes juntamente com a comunidade local.

Não podemos assumir uma concepção dualista da cidade (centro X periferia), pois estaremos compactuando com o discurso e o modelo de uma cidade excludente, onde as regiões mais afastadas não estão aptas a receber determinados tipos de recursos. Como bem nos lembrou nossa amiga e militante pela educação pública de qualidade, Bárbara Sá, o bairro dos Pimentas e seus moradores chegaram antes da Unifesp, e suas melhorias foram feitas para atender tanto os moradores que lá já estavam, mas também para receber essa nova estrutura que alteraria a dinâmica local. Nesse sentido, é preciso respeitar o Pimentas e refletir refletir sobre a dinâmica entre universidade e bairro, o qual não tem que mudar para poder receber/ se adaptar à Unifesp. Isso porque o bairro recebeu a Universidade e todas as mudanças que ela causou, cabe à universidade com todos os seus atores, alunos e professores, colocar em prática a teoria estudada para que comunidade e universidade atuem lado a lado a fim de mudar o debate centro x periferia. Como humanistas que somos, precisamos nos inserir efetivamente nas relações do bairro para que ambos, universidade e bairro, cresçam juntos. A parte que diz respeito à universidade, pra fazer isso acontecer, depende de alunos e professores dispostos a trabalhar numa relação de mútuo benefício com a comunidade, a qual sempre precisou se adaptar as nossas mudanças.

Gostaria de convida-los para somar forças em luta pelo ensino gratuito e de qualidade na nossa cidade. 

A construção de uma menção de apoio de vocês fortaleceria em muito a nossa luta.

Conto com vocês!

Organização do Ato.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos sobre o assunto.


Facebook: https://www.facebook.com/events/138402772965511/

Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário