quinta-feira, 25 de abril de 2013

Carta aos Estudantes e membros do Movimento Estudantil


Guarulhos, 24 de abril de 2013
Estamos a um mês do 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes, e desde o começo das preparações deste que será o maior congresso já visto, eu venho pensando seriamente sobre o futuro do Movimento Estudantil,em especial o futuro de minha militância no Movimento Estudantil.
Comecei minha militância como interventor do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Coronel Ary Gomes em 2004, depois fui eleito duas vezes como Presidente do mesmo Grêmio. Durante minha gestão criamos a campanha anti-bulling, fizemos dois intercalasses,duas edições do Concurso Miss e Mister Ary Gomes e o 1º Festival de Música da unidade escolar. Também tive o prazer de fazer minha sucessora, a estudante Ketllen Fabiana Lohmann.
Por desavenças com a direção escolar, optei por deixar a Escola Estadual Coronel Ary Gomes e fui cursar meu último ano do ensino médio na Escola Estadual Mari Leoni, onde fui editor chefe do Jornal H-Lera e membro da Comissão Permanente de Formatura. Durante o ano que estive lá, criamos varias atividades onde a que mais se destaca é a Festa do Terror de 2007.
De 2008 á 2009 estive atuante criando grêmios estudantis por Guarulhos para podermos  mostrar que se pode ter organização de um Movimento organizado dentro das escolas e também levamos muitos destes estudantes para o Congresso da UNE de 2009.
Em 2010 comecei oficialmente minha militância no Movimento Mudança, a opção por este agrupamento veio logo após a minha participação na CONAE 2010 (Conferência Nacional de Educação) onde conheci e pude conhecer melhor o movimento através da minha sempre líder Thalita Martins.
Em 2011 comecei um novo ciclo da minha vida, meu curso universitário na Faculdades Integradas Torricelli – Anhanguera Guarulhos, onde fiz grande amizades, algumas que ainda perduram, outras que seguiram novos rumos.  No mesmo ano participei do 10º Congresso da UEE-SP (União Estadual dos Estudantes) onde fui indicado pelo Movimento Mudança ocupar a pasta de Assistência Estudantil da entidade. Um mês depois participei do 52º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) onde coordenei a ainda pequena, porém atuante bancada de São Paulo.
De 2011 a 2012 fizemos pela Diretoria de Assistência Estudantil da UEE-SP dois Seminários de Assistência Estudantil, um durante a 2º Feira do Estudante de Guarulhos e a outra durante as discussões da CONFEDUC(Conferência Municipal de Educação de Guarulhos) que discutiu e elaborou o Plano Municipal de Educação.
Também desde este período ocupo uma cadeira no Conselho Municipal de Educação de Guarulhos, onde represento os mais de 30 mil estudantes universitários de nossa cidade.
No inicio de 2012, graças a compra do Faculdades Torricelli pelo grupo Anhanguera Educacional, vários problemas ocasionais ocorreram em nossa instituição de ensino, até que dia 3 de março de 2012 fizemos a primeira Assembleia Geral dos Estudantes onde convocamos as eleições para o DCE da Faculdade.
Concorri á presidência pela chapa “Agora só falta você” onde alcançamos 92% dos votos validos. No dia 23 de maio ocorreu a posse da diretoria, onde estiveram presentes não só autoridades municipais como também membros de entidades e o então diretor da Faculdades Integradas Torricelli-Anhanguera Guarulhos.
De lá pra cá nossa diretoria trabalha incansavelmente para representar e lutar pelos direitos dos estudantes, onde destaco:
- Organização gerencial do DCA;
- Melhor comunicação da Instituição com os estudantes;
- Organização em relação ao PLT;
- Organização em relação a horas complementares;
- Apoio nas rematrículas dos cursos de Pedagogia e Nutrição
- Apresentação e apoio ao projeto de lei que cria o Bilhete Único do Estudante, que garante gratuidade aos estudantes Bolsistas do Pró-Uni, Bolsistas do Bolsa Família e Estudantes de Baixa renda que residem a mais de 2km da unidade escolar.
Também estivermos presentes em alguns fóruns de deliberação da UNE como o CONEG (Conselho de Entidades Gerais).
Nosso DCE também foi o primeiro órgão do Movimento Estudantil a se organizar com um líder da Igreja Católica em Guarulhos desde o fim da ditadura militar.
Hoje somos a maior entidade estudantil organizada de Guarulhos e reconhecida pelos poderes públicos e privados.
Agora a vésperas de dois grandes Congressos, o primeiro da UNE em Goiânia e o segundo o da UEE-SP em Ibiúna, me vejo na necessidade de passar para futuras gerações, as alegrias e atribuições que tive durante estes anos.

Sendo assim estou oficializando minha saída gradativa da militância do Movimento Estudantil. Cumprirei até o dia 17 de Junho minha gestão a frente da Diretoria de Assistência Estudantil da União Estadual dos Estudantes e depois estarei exclusivamente destinado ao trabalho a frente do DCE “Democracia e Participação Estudantil” da Faculdades Integradas Torricelli – Anhanguera Guarulhos,cargo este que ocuparei até o dia 23 de maio de 2014.
Não irei estar na próxima gestão da UEE-SP e não concorrerei a reeleição na presidência do DCE, porém darei todo apoio e conselhos necessários aos meus sucessores ou sucessoras.

Agradeço muito a minha eterna dirigente Thalita Martins, por ter despertado minha militância estudantil, tão desgastada por agrupamentos anteriores na qual fazia parte. Agradeço aos companheiros do Movimento Mudança,que são mais que companheiros de agrupamento, são irmãos e imãs. A Mudança para mim é uma grande família, onde uma ajuda o outro, onde conselhos são bem recebidos e broncas são feitas de forma consistente e com intuito de ajudar as pessoas.

Também agradeço a todas e todos que participaram e participam desta gestão do DCE, saibam que até mesmo os que nos deixaram por motivos diversos, fazem parte da construção da história do Movimento Estudantil Universitário em Guarulhos. Vocês todos foram essenciais para mim.

Agradeço ao Professor Moacir de Souza, que sempre apoiou minha militância estudantil e sempre incentivou os estudantes a correrem atrás dos seus direitos. Sem duvida um gestor amigo dos estudantes.

Não poderia deixar também de agradecer também aos meus companheiros de gestão da UEE-SP, em especial aos companheiros Cherno, Pedro, Fabio e Rafael que sempre estiveram solícitos as demandas da Diretoria de Assistência Estudantil. Agradeço ao Carlão, presidente da União da Juventude Socialista de São Paulo, que sempre teve um bom dialogo conosco do Movimento Mudança.

Hoje continuarei conversando com estudantes, passando de sala em sala, para que a nossa bancada, da Mudança, seja representativa e atuante no 53º Congresso da UNE e 11º Congresso da UEE-SP

Saibam que essa "aposentadoria" gradativa do Movimento Estudantil, não significa que irei parar de ajudar quando necessário, tanto porque sempre gostei disso e continuarei na luta por uma sociedade justa e uma educação de qualidade, só que em outros âmbitos. Sendo assim Movimento Mudança, pode contar comigo sempre!

Muito obrigado á todas e todos que de uma forma ou de outra, fizeram ou fazem parte desta minha militância no Movimento Estudantil.

Abraços;

Thiago Fernandes - 24/04/13

Grato:

Thiago Fernandes
- Presidente do DCE "Democracia e Participação Estudantil" da Faculdades Integradas Torricelli/Anhanguera Guarulhos
- Diretor de Assistência Estudantil da UEE-SP
- Coordenador Municipal e membro da Direção Estadual do Movimento Mudança
- Conselheiro Municipal de Educação de Guarulhos - Secretario Geral da Câmara de Ensino Superior
     
Celular:(11) 5310-2386 VIVO 
E-mail: thiago.fernandes.13@hotmail.com 
Facebook: http://www.facebook.com/thiagotfc.pt 
Twitter: @fernandespt

"Ontem eramos pouco, hoje já somos muito, mas isso ainda é pouco diante do que podemos ser!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário