terça-feira, 30 de abril de 2013

Prefeitura realiza em maio a 5ª Conferência da Cidade


Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, a Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o Ministério das Cidades, realiza a 5ª Conferência da Cidade de Guarulhos, nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Teatro Adamastor Centro, que fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo. O evento, que é aberto ao público, tem por objetivo debater com a população questões como a integração das políticas urbana e fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento ambiental.

Outro assunto que será discutido é a implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis das três esferas de governo em relação às políticas de habitação, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.

Para participar é necessário fazer a inscrição no site www.guarulhos.sp.gov, a partir do dia 2 de maio. Gestores, administradores públicos, movimentos sociais e populares, trabalhadores ligados a entidades sindicais, empresários da produção e construção civil, ONGs, associados a entidades profissionais e acadêmicas poderão concorrer à eleição que vai escolher a delegação que representará o município na etapa estadual nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, e na nacional marcada para novembro em Brasília.

A programação se inicia às 17 horas, no dia 24, com o credenciamento para os inscritos, abertura e coquetel. No sábado (25), das 8 às 17 horas, acontece a apresentação, aprovação do regimento, e a discussão em salas temáticas para a elaboração de propostas de políticas públicas. O encerramento ocorre no domingo (26) com a aprovação das demandas e a eleição de delegados para a fase estadual da 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Responsável pela realização da 5º Conferência da Cidade, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) é o resultado de reivindicações da população surgidas durante a 1ª edição do evento realizada em 2003. Criado em 2007, é composto de forma paritária, sendo 8 representantes do poder público, e mais 8 da sociedade civil, além dos respectivos suplentes. É um órgão fiscalizador, deliberativo e consultivo, tem como objetivos propor e debater planos, projetos, diretrizes, programas e estratégias visando ao desenvolvimento urbano do município.







Crédito Obrigatório Fotos Silvio Siqueira/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário