quarta-feira, 6 de junho de 2012

Contribuição de filiados e militantes..


Contribuição de filiados e militantes da Micro Região Santos Dumont para o Plano de Governo 2013-2016.


A qualidade de vida e o poder aquisitivo do brasileiro têm melhorado muito nos últimos anos e o guarulhense também tem acompanhado de perto essa boa fase em que está vivendo o país, são mais jovens freqüentando o Ensino Superior, criação de novos postos de trabalho com carteira assinada, maior poder de compra e muitas outras ações positivas que despertam o sentimento de que o Brasil e Guarulhos caminham no rumo certo. A cidade de Guarulhos tem crescido inevitavelmente por diversas razões nesses últimos anos e o munícipe acompanha cotidianamente essa remodelação: inúmeros edifícios que estão sendo construídos, principalmente nos centros regionais onde ficam visíveis as mudanças estratégicas para adequar esses espaços garantindo maior conforto e acesso a esses novos contribuintes, percebem-se os efeitos desse desenvolvimento de ordem geográfica, econômica e social quando depara-se com um trânsito caótico que altera um percurso deixando-o bem mais demorado do que alguns anos atrás, moradores sofrem com o  desconforto desse progresso quando passageiros do Parque Santos Dumont e bairros adjacentes independentemente do horário e dia que chegam ao ponto de ônibus, sempre pegam o transporte publico coletivo superlotado, até mesmo quando as famílias levam as crianças para momentos de lazer no Bosque Maia localizado no outro lado da cidade.

 Para elaborar políticas que contemplam a população compreendendo os diversos perfis sócio-culturais se faz necessário entender que o bairro onde o indivíduo mora é espaço de afirmação e também identidade. A falta de equipamentos públicos e acesso às Políticas Públicas, que contemplem de fato a periferia, tornam vítimas principalmente jovens e adolescentes que procuram alternativas precárias como forma de entretenimento e lazer.

Nesse cenário oscilante entre desenvolvimento versus estagnação observam-se mudanças de conduta provocadas também por uma nova dinâmica geográfica comportamental. Por exemplo, o Parque Santos Dumont juntamente com os bairros adjacentes configura-se numa área caracterizando-se como Micro Região ao invés de parte da Região São João, os moradores deslocam-se entre residência, trabalho, escola e comércio, sem precisar muitas vezes, transitar pelo Jardim São João considerado atualmente pólo regional, logo nesse novo Mapa Micro Região Santos Dumont compõem: três (03) estradas: Estrada do Elenco, Estrada do Saboo e Estrada Tanque Grande Bananal e nove (09) bairros: Santos Dumont, Bananal, Jardim Munira, Jardim das Oliveiras l, Jardim das Oliveiras ll, Jardim Princesa, Bondança, Vila Rica e Marmelo.

Partindo desse pressuposto, acreditamos que, para apresentarmos para a cidade um Plano de Governo que considere novas demandas contemplando a todos e a todas de forma realmente democrática alinhando desenvolvimento com inclusão social, precisamos avançar criando um Novo Planejamento Geográfico Regional que visualize também o comportamento econômico, social, político e cultural local.

Nós filiad@s, militantes e moradores da Micro Região Santos Dumont compreendemos que, precisamos de um novo mandato governado pelo Partido dos Trabalhadores com o Almeida prefeito garantindo continuidade nas conquistas alcançadas e inovando nas ações planejadas. Por isso fazemos as seguintes propostas:

Proposta 01: (Área 04, 06 e 07) Transformar em uma grande área de lazer o entorno do Parque Natural Fazenda Candinha com quadras poliesportivas, pistas pra corrida e caminhada, pista de skate, Museu da Cultura Negra, estacionamento, playground, academia popular enfim espaço que integre cultura, arte, esporte e lazer, etc...

Proposta 02: (Área 09, 12) Pavimentação da Estrada Bananal que liga o Jardim Munira à Estrada de Nazaré passando pelo Bondança. Melhorar definitivamente a pavimentação e sinalização da Estrada de Nazaré.
Proposta 03: (Área 03) CEU que atenda aos moradores da Região S. João.

Proposta 04: (Área 10) Criação de uma Política Popular de Mobilidade Urbana que garanta a presença da sociedade democraticamente organizada na conduta literal de seu próprio destino, por exemplo, realização de consultas que considere trajeto, tempo de espera, implantação de ciclovias, etc...

Proposta 05: (Área 09) Criação de mecanismos que avaliem a qualidade, vida útil, resistência, durabilidade etc, dos materiais utilizados nas obras publicas da cidade para diminuir principalmente a quantidade de buracos nas vias que ficam caoticamente esburacadas (mesmo depois de pavimentada), reavaliar o modelo de recapeamento que eleva o nível da popularmente conhecida  "tampa do SAAE" deixando-a abaixo do nível do asfalto ocasionando depreciação dos automóveis fazendo com os motoristas tenham que desviar desses obstáculos constantemente, inclusive correndo o risco de cometer acidentes.

Proposta 06: (Área14) Adequar a metodologia do Orçamento Participativo, trabalhando intensamente com os processos que aprofundam a democracia participativa e com o respeito à autonomia das organizações da sociedade, método onde as demandas serão apresentadas a partir do Orçamento Municipal. Que sejam apresentados à população (linguagem popular) os valores e formas de investimentos e gastos das verbas públicas que a Prefeitura pode utilizar na gestão. Metodologia em que a partir das Plenárias do OP as demandas apresentadas pela sociedade sejam propostas, avaliadas e executadas a partir de um quadro real Orçamentário distribuído por Secretarias, onde se possa compreender a transversalidade orçamentária entre Secretarias e Coordenadorias, que estas, muitas vezes deixam seus Projetos “na gaveta” porque o Orçamento da Secretaria que deveria ser parceira está comprometido. Assim sendo talvez possa entender porque no Orçamento de 2012 da Prefeitura de Guarulhos, cidade com cerca de 316 mil jovens entre 15 e 29 anos, (IBGE/2007) foram destinados à Coordenadoria de Juventude menos de 150 mil reais para execução de Projetos ao mesmo tempo em o Orçamento da Secretaria de Cultura permite utilizar para pagamento de apenas uma atividade ao estilo musical pagode o valor de 196 mil reais.


Assinam esse texto:

Rosineide B. C. de Oliveira , Silmara Ricardo Lemos , Vânia da Silva Costa, Rose Cleide Bispo Oliveira, Laudicéia Bispo Oliveira, Luan Donizete Silva Lima Pinheiro, Kleber Fabiano, Roberto de Jeus, Andresa Oliveira , Douglas Martins, Adilson Bispo Oliveira, Bruna Silva Lima, Vanessa Benedito Souza, Wesley Cruz , David Djalma, Ladiane Gusmão, Bruna Araujo, Rafaela Araujo, Aline Araujo, Juliana Lyra

Contribua você também, nos mande um email: rosinerd@yahoo.com .br ou silmara_pt@hotmail.com

“Juntos somos fortes”.
ROSÍ 
11 7980-2134 (0I)
11 7852-6419 (NEXTEL)
ID: 130*1157

Nenhum comentário:

Postar um comentário