sexta-feira, 8 de junho de 2012

Secretaria Municipal de Juventude "Mais inovação para o novo governo do PT em Guarulhos"

Por Érika Gomes e Wagner Hosokawa

No último ano do terceiro mandato do PT na cidade, a juventude pode fazer um balanço bastante positivo. Na gestão do prefeito Elói Pietá, o PT transformou Guarulhos: recuperou a autoestima da população ao deixar para trás escândalos de corrupção e apresentando diversas políticas públicas, como a normalização do abastecimento de água, criação de escolas e creches, urbanização de favela, entrega de títulos de posse para várias áreas de ocupação, criação do Centro Educacional Adamastor entre tantas outras que comprovavam nosso slogan “Fazendo mais, gastando menos.

Na gestão do prefeito Sebastião Almeida, o PT também tem muito do que se orgulhar, além de continuar desenvolvendo ações do governo anterior contamos com a criação dos Centros Educacionais Unificados (CEUS), o tratamento de quase 50% do esgoto, a realização do Salão do Livro e merece destaque a criação da Coordenadoria da Juventude (CJ) uma das grandes novidades da gestão que cumpriu a proposta de “Continuidade com Inovação”.

Não foi apenas a criação de um órgão de gestão, a CJ representa a abertura do diálogo do governo municipal com as diversas juventudes da nossa cidade. O PT apresentou uma mudança conceitual - o jovem deixou de ser um problema para ser tratado como sujeito de direito, que em Guarulhos são 316 mil pessoas, de 15 a 29 anos, com idade economicamente ativa.

Toda movimentação de militantes do movimento estudantil, de cursinhos comunitários, da juventude negra, da juventude religiosa, de jovens ambientalistas, mulheres jovens entre outros foi se articulando a pauta das políticas públicas em consonância com a trajetória do governo federal que em 2005 criou a Secretaria Nacional da Juventude, um marco da institucionalização do tema e além disso entendendo a diversidade e especificidades.
Guarulhos têm apontado caminhos, inclusive para a Política Nacional de Juventude, com o ProJovem Urbano, que com sensibilidade da Secretaria Municipal de Educação passamos a coordenar em conjunto a gestão do programa. Conseguimos incluir jovens em privação de liberdade que estão em regime semi- aberto, onde várias cidades estão acompanhando esta experiência para implantação na próxima edição do programa.

A pauta de utilização sustentável e da bicicleta como meio de transporte ganhou grande espaço na cidade, que está contribuindo para que a juventude discuta mobilidade urbana de forma bastante qualificada, demarcando seu espaço no planejamento da cidade. O Projeto Graffiti é Cidadania já mobilizou mais de 5 mil pessoas de todas as gerações, colocando o jovem como protagonista e utilizando desse espaço para demonstração de sua arte, em suas várias dimensões, seja no próprio graffiti, mas também por meio da dança, da música e das demais expressões de artes visuais.

A Feira do Estudante é um grande evento que não fica atrás de outras feiras famosas direcionadas ao público estudantil, já recebemos proposta de que tenha mais de uma edição por ano, somente no ano passado circularam mais de 7200 pessoas num espaço que agrega informações para ingressar na universidade pública e/ou privada, cursos de idiomas, tecnologia e assuntos de entretenimento juvenil.

No entanto, a estrutura da Coordenadoria da Juventude e seu orçamento ainda não está adequada para atender aos 316 mil jovens de nossa cidade. A demanda apresentada é muito maior do que a capacidade que temos para atender, no Programa de Continuidade com Inovação, a criação da Coordenadoria da Juventude foi um importante passo e para seguirmos avançando precisamos propor para o próximo governo a criação da Secretaria Municipal de Juventude.

O PT de Guarulhos deve colocar sua força popular para vencermos no primeiro turno com o companheiro prefeito Almeida a frente. Podendo assim construir uma nova etapa do nosso governo: dialogando e governando com o projeto democrático e popular da nossa cidade com políticas públicas e criando a referência necessária com a juventude, que carregará as nossas bandeiras para não esquecer o passado, atuando no presente e renovando o futuro!

*Wagner Hosokawa – Ex-Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, foi primeiro Coordenador da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Guarulhos, direção municipal da EPS/Guarulhos e Assistente Social.

 *Érika Gomes – Coordenadora da Juventude da PMG, Direção Nacional/Estadual da EPS(tendência interna do PT), Coletivo Estadual de Mulheres do PT, Membro do coletivo Ação Feminista e formada em administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário