segunda-feira, 26 de março de 2012

Encontro mostra força e organização dos Setoriais do PT


Encontro Unificado dos Setoriais lota a quadra dos Bancários, na Capital. Mais de duas mil pessoas participaram das atividades durante todo o dia.

Fortalecer, organizar, ampliar e estruturar ainda mais os Setoriais do Partido dos Trabalhadores no Estado de São Paulo. Esse foi um dos principais objetivos do grande Encontro Unificado dos Setoriais, realizado neste sábado (24), na Quadra dos Bancários, na Capital. Além disso, o Encontro tem também como meta eleger delegados para a etapa nacional e eleger novos coordenadores estaduais dos setoriais. Por sua importância, a atividade mobilizou militantes petistas de todas as regiões do Estado, autoridades e entidades. Cerca de duas mil pessoas participaram das atividades durante todo o dia e cerca de 1.700 votaram.

O presidente do Diretório Estadual do PT, deputado Edinho silva, agradeceu a mobilização dos filiados. “Tem gente que veio de muito longe para participar. Isso mostra a força do nosso partido. Graças aos movimentos populares, temos condições de mudar ainda mais o país e o Estado. Somos exemplo no mundo. Nesse ano precisamos fazer um balanço das vitórias sociais. Nós hoje temos secretarias e setoriais organizados no Estado, ajudando a organizar as relações do partido e do governo com os movimentos populares. O PT cresceu com os movimentos e ainda podemos crescer mais, nos organizando ainda mais institucionalmente”. 

Rui Falcão, presidente do Diretório Nacional do PT, ressaltou que a pauta mais importante do ano são as eleições. “A unidade que foi construída na pré-campanha precisa continuar agora para eleger Haddad”, disse. 

Assim como Edinho Silva, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a quadra lotada do Encontro de Setoriais mostra a força do partido. “Nós, que estamos no Governo Federal, podemos discutir com cada setorial, ouvir as críticas que cada um tem para fazer a nossa gestão. Precisamos ampliar ainda mais nossa ligação com os movimentos populares. Precisamos, também, avançar muito para que nossas políticas públicas cheguem a todos os brasileiros”. 

O pré-candidato à prefeitura de São Paulo, ex-ministro da Educação Fernando Haddad, iniciou sua fala homenageando o Setorial de Educação, no qual militou por anos. “Minha grande honra foi ser ministro de um metalúrgico, o ex-presidente Lula, o que mais investiu em educação na história desse país”. Para ele, a contribuição dos setoriais para o plano de governo faz o país caminhar no rumo certo. “As forças conservadoras que tentam impedir a transformação do país atuam silenciosamente. São as forças populares que dão impulso ao Governo para avançar”.

Segundo Haddad, o PT vai apresentar um plano de governo elaborado com a participação da população. “Estamos conversando com a militância, visitando os bairros, dialogando com os movimentos”, salientou.

O deputado federal Newton Lima, coordenador nacional do Setorial de Ciência e Tecnologia, ressaltou que enquanto os outros partidos fazem seu programa de governo a portas fechadas, com intelectuais, o PT discute com os movimentos populares. 

Renato Simões, secretário nacional de Movimentos Populares, destaca a importância do setoriais para o partido. “Para o PT, os setoriais são organizações que tem três tarefas: organizar a militância petista e construir a luta de massas, porque o partido nasceu dos movimentos populares; o PT atribui aos setoriais a elaboração e a reflexão nos diversos temas, cada setor é chamado para refletir e elaborar políticas do setor, fazendo a interface do governo naquele setor. A terceira tarefa é que o PT tem a responsabilidade de avaliar as ações dos governantes, já que partido, governo e movimentos são diferentes, mas todos têm o mesmo objetivo de transformar o Brasil e o Estado. Os setoriais são a síntese das três esferas”. 

Simões destaca ainda que o espaço para os setoriais no PT não é concedido, mas conquistado, e tem que ser ocupado. “A militância precisa disputar verbas e a vontade do partido. Temos algo a dizer e precisa ser bem formulado para que governos queiram conversar conosco”.

Antonio Donato, presidente do Diretório Municipal, conta que o clima na cidade de São Paulo é de mudança. “Ninguém agüenta mais as mentiras e promessas não cumpridas. São Paulo quer e precisa de mudança”. 

O secretário de Movimentos Sociais e Políticas Públicas do PT-SP, Antonio Storel, explica que o ato vai unificar as demandas setoriais e também mobilizar a militância para as eleições que se aproximam. 

Movimentos

Raimundo Bonfim, da Central de Movimentos Populares, defende que a política tucana no Estado de São Paulo é conservadora e fascista. “Os setoriais do PT tem uma importância muito grande. São militantes que trazem suas contribuições voluntárias para os planos de governo”. 

João Paulo, do MST, reforçou a necessidade dos movimentos sociais precisam, juntamente como o PT e a CUT, elegerem um governo sério no Estado de São Paulo, que faça a reforma agrária.

Renato, representando Adi dos Santos - o presidente Nacional da CUT -, reafirmou o compromisso em eleger o pré-candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. “Vamos criar um grande grupo sindicalista com petistas e outros partidos de apoio para fazer mos um grande esforço nessa eleição”.

Maya Takagi, do programa Brasil sem Miséria do Governo Dilma, falou do trabalho desenvolvido no Ministério na luta contra a pobreza. “Temos uma meta, que é erradicar a pobreza em quatro anos. Todos têm o direito a alimentação, saúde, educação, moradia e transporte. Isso é priorizar a parcela da população com renda mais baixa e trazê-las para patamares mais altos”.

Resultados parciais das votações e eleitos(as) para as coordenadorias setoriais estaduais

Setorial Agrário: 280 votantes aptos, 93 credenciados, 90 votantes - eleito Severino Leite Diniz

Setorial de Ciência e Tecnologia: 195 aptos, 43 credenciados, 20 votantes - eleito Silvio Aparecido Spinella

Setorial de Cultura: 1.342 aptos, 315 credenciados, 222 votantes - eleito Judas Tadeu de Souza

Setorial de Direitos Humanos: 522 aptos, 65 credenciados, 61 votantes - eleito Juliano Henrique D. Finelli

Setorial de Economia Solidária: 388 aptos, 132 credenciados, 83 votantes - eleito Paulo Edison de Oliveira

Setorial de Educação: 2.466 aptos, 101 credenciados - eleita Beatriz Pardi

Setorial de Esporte e Lazer: 1640 aptos, 299 credenciados - eleito Roberto Casseb

Setorial LGBT: 215 aptos, 66 credenciados, 65 votantes - eleita Phamela Roberta Varandas Godoy

Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento: 823 aptos, 96 credenciados - eleito Antonio Luzairto Fideles

Setorial de Moradia: 957 aptos, 68 credenciados, 62 votantes - eleita Miriam Hermogenes dos Santos 

Setorial de Pessoas com Deficiência: 104 aptos, 17 credenciados - Sem definição

Setorial de Saúde: 760 aptos, 99 credenciados - eleito Carlos Alberto Pletz Neder

Setorial de Segurança Alimentar: 95 aptos, 42 credenciados - eleito João Carlos Alves

Setorial Sindical: 1.083 aptos - eleito Paulo Sergio Ribeiro Alves

Setorial de Transportes: 339 aptos, 41 credenciados - eleito Evaristo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário