terça-feira, 27 de março de 2012

PT: Compromisso com o povo Brasileiro

“O exercício do poder nunca tirou do Partido dos Trabalhadores a sua marca original”

O aniversário de 32 anos do PT, comemorado na última sexta-feira (10), nos convida a refletir sobre o papel desempenhado pelo partido na história do Brasil. Foi na fase final da ditadura militar, com a mobilização da sociedade pelas liberdades democráticas, principalmente dos trabalhadores organizados, que ficou clara a necessidade de se criar um partido amplo e popular, de baixo para cima, para dar um canal de expressão às lutas sociais e às reivindicações mais gerais da ampla maioria da população brasileira. Num país historicamente marcado pela exclusão social e pela manipulação política das classes populares, a decisão de criar o PT foi uma revolução.         
 
Quando foi oficializado, no dia 10 de fevereiro de 1980, durante uma reunião no Colégio Sion, em São Paulo, o sonho de construir um Partido dos Trabalhadores uniu sindicalistas do efervescente ABC paulista e grupos representativos de outras categorias sociais, lideranças da Igreja Católica progressista, jovens do movimento estudantil, além de intelectuais e militantes de esquerda que bravamente haviam resistido à ditadura militar. 
 
A partir de então, o PT se engajou de corpo e alma na luta pela conquista da democracia, enfatizando a necessidade de se colocar a defesa dos direitos dos trabalhadores e da ampla maioria da população brasileira em primeiro plano. A atuação do partido foi memorável na campanha das Diretas, em 1984, nos trabalhos da Constituinte, em 1988, nas manifestações pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, e na denúncia da privataria levada a cabo pelo governo FHC.
 
Uma nova fase se inaugurou com a eleição do ex-líder metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2002. Apesar do terrorismo disseminado pelos setores mais conservadores da sociedade, o governo petista manteve a estabilidade econômica e, mais importante, iniciou uma política de crescimento econômico com distribuição de renda, uma combinação que nunca tinha sido feita antes no país – até então, ou a economia crescia com inflação e à custa da distribuição de renda ou mantínhamos a estabilidade à custa do emprego dos trabalhadores.  
 
Hoje, com a maturidade conquistada por nove anos no exercício da Presidência  e com a experiência de vários governos estaduais e prefeituras administradas por petistas, o PT acrescentou ao fato de ser o partido mais organizado e enraizado do país, com uma militância forte e comprometida, a experiência política e administrativa de dirigir o Estado direcionando-o para o atendimento dos interesses da maioria do povo brasileiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário